• baixa5
    November 5, 2018

    DECLARAÇÃO SOBRE O RESULTADO DA ELEIÇÃO BRASILEIRA

    No ano passado, nós passamos alguns meses em São Paulo em colaboração com artistas locais e pessoas da rua Treze de Maio – muitos dos quais se tornaram nossos amigos. Fomos bem-vindos em diversas comunidades e juntos dedicamos a edição a explorar a multiplicidade de vozes e camadas que a fascinante região do Bixiga tem a oferecer. Ficamos e ainda estamos gratos por essa experiência e abertura que fez essa edição possível, essa diversidade é o que está no centro do nosso trabalho mútuo.

    É um grande choque e tristeza ver que o resultado da eleição do último final de semana ameaça exatamente esses valores. A ameaça à democracia brasileira é parte de uma inclinação mundial à direita e às tendências fascistas que estão abertamente mirando em minorias, comunidades LGBT, comunidades indígenas, mulheres, artistas, poetas, pesquisadores, intelectuais, pessoas que acreditam em direitos humanos fundamentais, a proteção do nosso meio ambiente e a multiplicidade de vozes. O resultado da eleição representa uma ameaça a muitos dos nossos caros colaboradores e amigos e não deve passar despercebido.

    Hoje pensamos nos colaboradores do Sarau, que dedicam seu tempo e espaços com uma energia incrível para destacar as vozes marginalizadas da periferia contra todas as adversidades. Pensamos nas comunidades LGBT, que certa vez já vieram ao Bixiga na procura de lugares seguros durante a ditadura, e agora estão se sentindo ameaçadas como nunca. Pensamos no pequeno café de resistência política na Treze de Maio, na Maria e seus protegidos nos cortiços da Treze de Maio, pensamos na comunidade afro-brasileira, no Pai Francisco, na Vai-Vai, nas mulheres marginalizadas, nos vagantes que reivindicam sua cidade, seus espaços – pensamos em todos que abriram suas portas, mentes, e compartilharam suas histórias conosco.

    Em tempos que racistas, homofóbicos, misóginos e extremistas militares em alinhamento com cooperações internacionais atuam para além das nações e representam uma ameaça as nossas comunidades e nosso meio ambiente, não vamos nos esquecer que nós também temos conexões e redes que se estendem e nos conectam além das fronteiras. Vamos trabalhar juntos, agora mais do que nunca.

    Fiquem seguros,

    Com muito amor e respeito
    A equipe Flaneur.

    Image: Karlla Girotto